Onde estamos?
Escola Cidadã Integral Técnica Professor Bráulio Maia Júnior
Conheça um pouco da instituição pública onde a Educação Fiscal acontece

A Escola Cidadã Integral Técnica Professor Bráulio Maia Júnior, mantida pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, localizada em Campina Grande-PB, é uma instituição de destaque que oferece dois cursos técnicos integrados: Programação de Jogos Digitais e Design de Calçados. Com um total de 12 turmas, a escola atende aproximadamente 600 estudantes de Campina Grande e cidades vizinhas.
Conhecida como ECIT CG, a escola é reconhecida em todo o Estado por sua qualidade de ensino, sendo agraciada anualmente com diversos prêmios que destacam sua excelência educacional. Entre esses prêmios, destacam-se o Prêmio Escola de Valor, Prêmio Mestres da Educação, Olimpíada Nacional em História do Brasil, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Olimpíada de Meio Ambiente, Arte em Cena, Redação Nota 1000 e Olimpíada de Informática do IFPB (Campina Grande), Olimpíada Brasileira de Informática, Maratona Tech, Prêmio AFRAFEP de Educação Fiscal 2022 entre outros.
Nossos estudantes se destacam no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e temos um aumento exponencial a cada ano.
Além disso, a escola tem o compromisso de promover uma educação integral, voltada para estudantes autônomos e protagonistas. Nesse sentido, tem apoiado iniciativas de educação fiscal, reconhecendo o potencial transformador da educação nesse contexto. A ECIT CG acredita que o desenvolvimento de uma consciência fiscal contribui para a formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com o progresso e a transformação da sociedade.
Imagem - Fonte: www.pagina1pb.com.br
Nossos objetivos
com a Educação Fiscal
Desenvolver a consciência cidadã
-
Explorar conceitos fundamentais sobre tributos, sua função e destinação dos recursos arrecadados.
-
Estimular o senso crítico dos estudantes ao analisar questões relacionadas à justiça fiscal e equidade social.
-
Promover debates e reflexões sobre a importância da ética na relação entre o cidadão e o Estado em termos fiscais.
Fomentar a transparência e controle social
-
Apresentar as diferentes formas de acompanhamento e fiscalização dos gastos públicos.
-
Estimular a participação dos estudantes em ações de controle social.
-
Promover a divulgação de informações transparentes sobre os investimentos e despesas públicas.
Estimular o empreendedorismo e educação financeira
-
Desenvolver noções básicas de planejamento financeiro e orçamentário.
-
Incentivar a criatividade e inovação dos estudantes ao pensarem em projetos empreendedores.
-
Promover palestras e atividades que estimulem o interesse dos alunos pelo mundo dos negócios e empreendedorismo.

Quem somos
Coordenação
Este é um projeto idealizado e executado pela pela professora e coordenadora da área técnica Cinthia Gonçalves. "Me sinto duplamente responsável em trabalhar educação fiscal, como cidadã e como professora da rede pública de ensino. Promover a educação fiscal na escola é plantar sementes de cidadania, capacitando os estudantes para uma participação ativa e consciente na construção de uma sociedade justa e sustentável."
Todo material apresentado neste site possui fins exclusivamente didáticos e não tem qualquer destinação comercial. Todas as ilustrações utilizadas são de propriedade exclusiva assim como planos de aulas e textos diversos. Documentos, vídeos materiais autorais foram adquiridos por meios públicos e contém todas as devidas referências.
Vamos trabalhar juntos?
Se tiver sugestões, materiais ou ideias sobre educação fiscal, entre em contato. Será um prazer conhecer e difundir cada vez mais projetos significativos para nossos estudantes.
